Gastronomia
Sopa de Abóbora com Pêra e Gengibre

Sopa de Abóbora com Pêra e Gengibre

receitas por barbara gomes

Essa receita eu adaptei com uns temperinhos a mais. É de abóbora, que eu adoro! Sopa de abóbora com pêra e gengibre. Delícia, com direito a croutons feitos em casa: pão integral cortados em cubinhos levemente temperados com azeite e alecrim.

A abóbora, também como conhecida jerimum no Norte e moranga no Sul, é rica em carboidrato, proteína, vitaminas A, B, C, E, sais minerais, cálcio, ferro, potássio, e fósforo. Além de todos esses benefícios para nossa saúde, ainda tem pouquíssima gordura!

Resumindo, essa ‘hortaliça’ faz bem para o bom funcionamento do organismo, para a visão, é laxativa e diurética, previne doenças cardiovasculares, câncer e derrames.

Ufa! Quanta coisa! Mas é isso tudo e mais um pouco! As sementes da abóbora, se torradas e salgadas, são ótimas para servir como aperitivo e podem ser usadas em massas, bolos, pães, doces, saladas… ou sopas.

Vamos à receita:

– 1 abóbora

– 3 pêras

– gengibre

– 1 cebola

– 4 dentes alho

– salsinha a gosto

– 1 maçã pequena

– 1 colher de sopa de manteiga

– sal

– pimenta do reino

– 250 grs de queijo parmesão

Modo de Fazer

Lave bem a abóbora por fora, corte-a em pedaços, retire as sementes e ponha para cozinhar na pressão. é rápido, 30 minutos no máximo ela está mole. Deixe esfriar.

Numa panela, derreta a manteiga. Doure a cebola primeiro. Quando ela tiver bem douradinha, acrescente o alho bem picadinho e, assim que dourar, o gengibre e a maçã, também bem picadinhos.

Vá acrescentando a abóbora aos poucos, retirando a polpa da casca direto na panela. Acrescente depois as pêras cortadas em cubos, e ponha mais ou menos um copo de água quente.

Mexa bem e coloque a salsinha, sal e pimenta do reino à gosto.

Deixe em fogo baixo uns 20 minutos, sempre cuidando e acrescentando água se necessário.

Depois bata tudo no liquificador.

Na hora que servir, coloque queijo parmesão para dar um sabor a mais!

E aproveite!

 

*os produtos da Mãe Barbara você encontra na Feira Rosenbaum e na Padoca do Maní 

Compartilhe!

Posts relacionados

Pesquisar