Gastronomia
O Maestro Sorveteiro Italiano

O Maestro Sorveteiro Italiano

 

As crianças do Jardins da Infância tiveram uma aventura internacional este mês. A Casa Elli recebeu o mestre sorveteiro, Salvatore Naselli, que veio para criar os novos sabores da gelateria. No dia seguinte à degustação oferecida para os chefs brasileiros, 10 crianças se apresentaram para a segunda Trilha do Mestre Sorveteiro e saíram juntas com ele pelas ruas para comprar os ingredientes, a ideia de Salvatore era que as crianças entendessem a importância de comprar dos produtores locais os ingredientes da estação, mais frescos, orgânicos e nos fornecedores próximos da sua casa. Ele mostrou para as crianças a importância de conversar com quem vende os alimentos para saber o que é melhor comprar.

Pelo caminho, fotos e mais fotos com o carismático chef que fez questão que as crianças voltassem com as bananas e os kiwis na mão.

Chegando à gelateria, contou sua história de família, quando ele, pequeno, pegava o sorvete na máquina direto quando ficava pronto! Quando cresceu assumiu a gelateria dos pais e foi fazer a universidade do gelato na cidade de Carpigiani na Itália. Contou dos países que morou e a trajetória do sorvete  começando pela Sicília, subindo pela bota e espalhando pelo mundo.

Na hora de pôr a mão na massa, nada além de fruta, água e açúcar orgânico e, para dar a cremosidade ao sorvete usou apenas banana. Segundo suas histórias, para fazer um bom sorvete é preciso ser curioso para buscar o conhecimento, gostar de química para saber combinar os elementos e ter um pouco de fantasia para criar .

Hoje, o desafio de Salvatore é fazer sorvete sobre tudo: para a degustação dos Chefs fez sorvete de parmesão, porém na Itália ele também faz para os avós que têm dificuldade para engolir sorvete, mas querem sentir os sabores da infância como risoto, carne, pomodoro e basílico e tantos outros.

Ele tirava as dúvidas das crianças em italiano e as mães ajudavam a traduzir. As crianças experimentaram os sorvetes como ele fazia quando picollo, direto da máquina, ganharam um certificado de Aprendiz de Sorveteiro e foram embora com o sorvete pelas ruas do bairro, prontos para contar muitas histórias.

 

“ Trilha do Mestre Sorveteiro “ é um oferecimento da Casa ELLI  em parceria com o Jardins da Infância que convida as crianças a conhecerem o ofício do mestre sorveteiro, da experimentação dos ingredientes orgânicos até fabricação do gelato.

Agradecimentos à participação de Regina Adorno, Graziela e Fernanda Pamplona.

 

Compartilhe!

Posts relacionados

Pesquisar