top of page

A difícil arte de entreter…

Updated: Sep 12, 2018

por Uly Tripoli


O que fazer para entreter uma criança miúda? Muito ativa, que mexe em tudo? Pior ainda, quando você tem outras coisas para fazer... Sabe como resolver isso?


Fico imaginando como deve ser mais difícil entreter uma criança dentro de um apartamento. Claro, as mais velhas, já com quatro ou cinco anos, fica mais fácil, mas e as de dois, três anos? O Massimo, pelo menos, é uma criança muuuuito ativa, não para um segundo sequer e gosta mesmo é de ficar no jardim. Não adianta, ele até fica assistindo um pouco de desenho ou pede para ver os vídeos que  gosta, mas a quietude dele dura somente uns trinta minutos.


Dia desses, resolvi fazer uma das minhas tarefas preferidas, aqui em casa, coisa que eu não fazia há muito tempo: jardinagem. Trocar as plantas que cresceram demais nos vasos, para outros maiores, podar e adubar, enfim, pra mim é terapia. Então, como não posso olhar o Massimo e fazer isso ao mesmo tempo, resolvi colocá-lo para me “ajudar”… Foi demais. Percebi que o negócio dele era a terra, então dei uns vasos pequenos vazios e uma caixa com terra para ele mexer à vontade. Foi a alegria do dia, ele passou duas horas sem sequer se distrair com outra coisa qualquer. Eu fazendo meus vasos e meu ajudante colocando e tirando terra da caixa e dos vasos.


Uma coisa tão simples e tão gostosa de brincar que me surpreendi! Foi como se tivesse voltado no tempo em que ficava com a minha oma (avó) no jardim dela, tempos que pra mim foram os melhores da minha infância e que posso, hoje, fazer com meu filho. Não precisa de muito espaço, só um vasinho, uma pá e um pouco de terra ou se preferir, areia.


Cada dia eu percebo mais o quanto a criança gosta de coisas simples, essas que estão dentro de casa ou nos nossos jardins. A alegria de uma criança pequena é muito simples, é só dar atenção e um pouquinho de bagunça que eles ficam felizes da vida!

bottom of page